Pular para o conteúdo

ESTUDO BÍBLICO EM FILIPENSES – TEXTO: 2.5-11 – O EXEMPLO MÁXIMO DE HUMILDADE

  • por

IGREJA BATISTA CENTRAL DE MACAPÁ

ESTUDO BÍBLICO EM FILIPENSES – FOLHA 9

TEXTO: 2.5-11 – O EXEMPLO MÁXIMO DE HUMILDADE

Preparado pelo Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho – 29 de fevereiro de 2012

 

INTRODUÇÃO

Esta é terceira divisão da quinta parte da carta: “Exortação e exemplo”.  Vimos a primeira, “A vida digna do evangelho” (1.27-30), e a segunda, “Exortação à humildade” (2.1-4). Eis a terceira, “O exemplo máximo da humildade” (2.5-11). Na próxima semana, a quarta: “O exercício da humildade” (2.12-18). Sobre humildade, disse no estudo anterior: “Esta é uma virtude pouco buscada. Mas num cenário tão narcisista como o evangélico atual é de muita necessidade”.  Vejamos, então, o exemplo dado.

 

COMENTÁRIO TEXTUAL

V. 5 – Ter o sentimento de Jesus. Ele já deixara claro qual era seu sentimento: Marcos 10.42-45. Paulo o apresenta a partir do versículo 6.

 

V. 6 – Paulo cita um antigo hino em aramaico, usando-o para sua teologia. Os cânticos são para ensinar. Alguns cânticos de hoje são banalidade pura, apenas para as pessoas se sacudirem e se sentirem bem. Mas nada acrescentam. O culto não é para nos sentirmos bem. É para honrarmos a Deus (Ele merece) e aprendermos Dele (nós precisamos). E já traz uma grande declaração: Jesus Cristo é Deus (João 1.1-2 e 18, Colossenses 1.15, 19 e 2.9). Adão quis ser como Deus (Gênesis 3.5); Deus Filho quis ser homem (Hebreus 10.7).

 

V. 7 – Uma segunda grande declaração: Jesus é Deus, mas não se aferrou a isto e se fez “semelhante aos homens” (Almeida Séc. 21). Ele é 100% Deus e 100% homem, sem ser 200%. A igreja não cultua uma super-homem, quando adora a Jesus, mas adora a Deus.

 

V. 8 – “Humilhou-se”. Desceu de sua santidade à natureza humana corrompida, embora não se corrompesse. Ele poderia pecar (por isso Satanás o tentou), mas nunca o fez (1Pedro 2.22). O Deus Santo morreu e como criminoso (2Coríntios 8.9, Gálatas 3.13, Hebreus 5.7-8 e 12.2). Passou por sofrimentos físicos, emocionais e espirituais (Mt 27.46). Ele foi o oposto de Satanás, que se ensoberbeceu (Ezequiel 28.14-15).

 

VV. 9-11 – “Por isso”. A resposta do Pai: exaltou-o.  “O Nome” (tó ónoma, em grego), melhor que “um nome”. O nome era o ser da pessoa. Deus Pai honrou Deus Filho no mais alto nível. Todo joelho se dobrará diante de Jesus. “Nos céus” (potestades espirituais), “na terra” (humanidade), “debaixo da terra” (o mundo dos mortos). “Pela vontade soberana de Deus todas as pessoas do mundo, um dia, dobrarão seus joelhos diante de Cristo, e o reconhecerão como Senhor, quer voluntariamente (como crentes salvos), quer não (Rm 14.9)” (Bíblia King James, em rodapé).

 

CONCLUSÃO – Três lições: (1) Vemos aqui extensão do amor de Deus Pai e Deus Filho por nós; (2) O modelo para o cristão é Jesus Cristo, em sua humildade e serviço. Hoje: “Sou filho do Rei e mereço o melhor!”. Você é irmão mais novo do Crucificado (Hebreus 2.12, 17) e tem que ser crucificado (Lucas 9.23); (3) A vitória final será de Jesus Cristo: “O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e de seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 11.15).

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp