HEBREUS 1.3 – “Quem é Jesus?”

IGREJA BATISTA CENTRAL DE MACAPÁ

ESTUDO BÍBLICO EM HEBREUS – 26.12.12

HEBREUS 1.3 – “Quem é Jesus?”

INTRODUÇÃO

Destinatários: Cristãos que vieram do judaísmo e agora queriam voltar. Tema: a superioridade de Jesus Cristo, o ponto culminante da fé. Neopentecostalismo: retorno ao judaísmo, com a guarda de leis e festas judaicas e a prevalência do antigo sobre o Novo Testamento. Além da rejudaização há o neopaganismo: um Deus impessoal, energia cósmica, “Eu tenho a força!”, “Que a Força esteja com você!”. Deus não é energia nem uma força. Ele é uma pessoa. Mas já esteve neste mundo. Foi como nós. Tem um nome humano: Jesus Cristo. O texto diz quem é Jesus. Não é um padroeiro. Não é um guru, nem espírito iluminado ou evoluído. Em Hebreus é sempre chamado de Filho: pessoa divina que se fez homem na pessoa de Jesus de Nazaré. Há duas partes nesta declaração: (1) O que Jesus é; (2) O que Jesus fez. Deus falou nele e na sua obra. Veremos hoje quem ele é. Depois, o que ele fez.

 

  1. ELE É O RESPLENDOR DA GLÓRIA DE DEUS

A glória (qabôd) ficava no tabernáculo, no lugar chamado debhir, atrás das cortinas. Lugar sagrado. A qabôd está no Filho. Nele nos encontramos com Deus: João 14.8-9. “Resplendor” é apaúgasma, radiância que surge de luz brilhante, o surgimento de uma aurora repentina, superando as nuvens, ao nascer do sol. No meio das trevas do mundo, Cristo surgiu, trazendo e sendo a glória de Deus. Por isso Jesus disse que é a luz do mundo (João 8.12).

2. ELE É A EXPRESSA IMAGEM DO SER DE DEUS

“Expressa imagem do seu Ser” é o grego charakter, de onde veio “caráter”. Significa “carimbo ou gravação de cera que autenticava o documento”. O carimbo difere do documento, mas há uma correspondência exata entre os dois. Qual é o caráter de Deus? É o de Jesus. Quer saber como é Deus? Olhe para Jesus. Procura por Deus? Não o busque na natureza nem dentro de você. Ele está em Jesus. Não cante aquele corinho “Quero te ver, quero te tocar”. Quer ver a Deus? Olhe para Jesus! Ele autentica a obra de Deus Pai neste mundo.

3. ELE É SUSTENTADOR DE TODAS AS COISAS CRIADAS POR DEUS

Comecemos pelo v. 2: Deus é Criador e Sustentador. Não é o relojoeiro que deu corda e se foi. É o relojoeiro que continua cuidando. Este relojoeiro cuidador tem um nome: Jesus (João 1.3). O universo deve sua ordem a ele. Como? Por sua Palavra (Salmo 33.6). A Palavra criou: “Disse Deus” (Gênesis 1.3). A Palavra sustenta. Jesus Cristo é mostrado como sendo a Palavra que criou e que rege: João 1.14 e 1João 1.1). “Sustentando” é ferôu, com a ideia de “fazer ser, fazer acontecer”. O Filho é quem faz o mundo ser.

CONCLUSÃO

Ele criou o universo. Ele sustenta o universo. Ele pode recriar sua vida. Criou o mundo, não pode refazer sua vida? Pode perdoar você de todas as suas falhas. Pode consolar sua vida de todas as dores. Ele sustenta o universo. Tem poder para sustentar a sua vida! Ele é o mais perfeito retrato de Deus. Quer saber como Deus é? Olhe para Jesus. Quer que Deus cuide de sua vida? Entregue-a a Jesus e confie nele de todo o coração.