Pular para o conteúdo

HEBREUS 1.4-14 – “Anjos ou Cristo?” – 1.4-14

  • por

IGREJA BATISTA CENTRAL DE MACAPÁ

ESTUDO BÍBLICO EM HEBREUS – 2.1.13

HEBREUS 1.4-14 – “Anjos ou Cristo?” – 1.4-14

INTRODUÇÃO

Vivemos num tempo de culto aos anjos. Há o anjo do dia, o que ele come e bebe, perfume que gosta. Como será que anjo come? Gosta de champagne? Em que parte do corpo passará perfume? Hebreus: Cristo é superior aos anjos (v. 4). Tese: lei foi trazida por anjos (2.2). Se Cristo é superior aos anjos, a revelação que ele trouxe é superior à lei. Por que voltar ao judaísmo, se o evangelho é superior? Movimento nova era: a Era de Aquário seria nova era. Lorota. Era o paganismo, a velha era. O evangelho combateu isso: Colosssenses 2.16. Por que andar atrás de anjos? Fique com Jesus!

1. O FILHO FOI GERADO; ANJOS FORAM CRIADOS – V. 5

Filho foi gerado. Mas é eterno (1.2). Questão: da mesma essência. Atos 13.33. Hebreus 1.5 tem conexão com Atos 2.36. Com a ressurreição, o Filho se tornou Senhor. Anjos foram criados por ele e para ele: Colossenses 1.16. Foi gerado; não criado. Que criamos? Animais? Plantas? Que geramos? Gênesis 5.3: à imagem e semelhança, mesma essência e natureza. Quem é Jesus? Como o Pai: incriado. Anjos são entes espirituais criados. Adorar só a Deus, não o que foi criado.

  1. O FILHO É ADORADO; ANJOS O ADORAM E SERVEM – V. 6

Primogênito, para nós, o primeiro. No grego, prototokos, superioridade. Têm direitos sobre os demais. Anjos anunciaram sua concepção (Lc 1.26-27), seu nascimento (Lc 2.9-11), trouxeram-lhe comida (Mt 4.11), confortaram-no (Lc 22.41-43), anunciaram sua ressurreição (Lc 24.4). São adorno. Há gente encantada com os servos do Rei. Procure o Rei. Não cultue nem busque ajuda em anjos. Eles adoram a Cristo.

3. O FILHO É ETERNO; OS ANJOS SÃO EFÚMEROS – VV. 7-8

O Filho é eterno; os anjos passageiros: vv. 7-8. Os anjos são vento, labaredas de fogo (efêmeros); Filho reina para sempre (vv. 7-8). Mutabilidade da criação e permanência eterna do Filho: vv. 10-12. E é chamado de Deus. Uma das mais claras declarações sobre a divindade de Jesus. Tem trono para sempre: v. 8. Devemos confiar no que nunca se abala, e não no passageiro. Além de eterno, tem um trono. Anjos não têm.

  1. O FILHO É SENHOR; OS ANJOS SÃO SERVIDORES – VV. 13-14

Seus inimigos serão vencidos: v. 13. Toda oposição a ele será vencida. Pensamos nisto? Os adversários de Cristo são inimigos de Deus! Tempo de ecletismo religioso (vaguinha para judeus, muçulmanos, gente boazinha, cheia de moral e de religiosidade). Deus só aceita quem vem a ele pelo Filho (Jo 14.6). Quem não tem o Filho está perdido: João 3.17-18 e 36. Filho é Senhor e Salvador e anjos são servidores (v. 14). Eles trabalham pelos salvos; ele é o autor da salvação.

CONCLUSÃO

Tem mais excelente nome (caráter, personalidade): Filipenses 2.9-10. O terceiro mandamento do Decálogo: Úxodo 20.3. NT: o nome é o de Jesus. Confie em Jesus! Não procure ajuda em anjos. Procure em Jesus. “Qual é o anjo de hoje?”. Jesus é o Senhor e Salvador de sempre. Todas as horas. “Eu te gerei” vem de Salmo 2.4. Conclui: “Bem-aventurados…”. Refugie-se em Cristo.

 

 

 

Marcações:
RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp