Pular para o conteúdo

HEBREUS 2.10-14 – “O Pai, o Filho e os filhos”

IGREJA BATISTA CENTRAL DE MACAPÁ

ESTUDO BÍBLICO EM HEBREUS – 16.1.2013

HEBREUS 2.10-14 – “O Pai, o Filho e os filhos”

 

INTRODUÇÃO

No estudo passado paramos neste ponto: não vemos o homem na glória que Deus tem para ele, mas vemos a Jesus. Coroado de honra e de glória (v. 9). É em Jesus, o Filho (termo preferido para ele, em Hebreus), que o homem recupera o propósito que Deus tinha para ele antes da Queda. Analisemos o texto.

 

1. O PAI APERFEIÇOA O FILHO – VV. 10-11

Jesus era perfeito! Como o Pai o aperfeiçoou? Pela sua obediência e absoluta lealdade ao Pai ele foi aperfeiçoado como nosso Sumo Sacerdote. O Sumo Sacerdote santificava o povo. Jesus fez e faz isso (v. 11, onde ele é “o que santifica” e os crentes são os “santificados”). Através do seu sofrimento (v. 10), ele se tornou o Sumo Sacerdote compassivo, que nos compreende e entende (5.8-9, 7.25-28) e se tornou nosso exemplo (1Pe 2.21). O Pai é Criador e Preservador (v. 10), o Filho é o Autor da nossa salvação (v. 10) e nós somos seus irmãos mais novos (vv. 11-12). O Pai aperfeiçoou o Filho com estes propósitos.

2. O FILHO APRESENTA OS FILHOS – VV. 12-13

O v. 12 é uma citação do Salmo 22.22. Ele nos anuncia o nome do Pai, ou seja, ele apresenta o Pai a nós. Ele nos aproxima do Pai. Por ele temos acesso ao Pai. “Congregação” é um dos termos, em Hebreus, para “igreja”, não a instituição, mas o povo (Hb 10.25). Fomos tornados igreja por causa de Jesus. Somos os irmãos menores dele, a igreja. No v. 13, os crentes são filhos de Jesus. Afinal, somos irmãos ou filhos dele? É que o Primogênito era a presença do Pai junto aos irmãos. Era responsável por eles. Ele se tornou responsável por nós.

3. O FILHO SE FEZ COMO OS FILHOS – V. 14

Por que a encarnação? Porque ao encarnar-se ele compartilhou de nossa “carne e sangue”. Fez-se natureza como a nossa. Deus experimentou o que é ser homem. Não era imune à Queda. Poderia ter caído, mas é assim que nos aperfeiçoa. Ele venceu. Na sua morte ele destruiu o Diabo. Que significa isso? O Diabo continua ativo! É que sua ressurreição quebrou o poder do Diabo, dono da morte. Tanto que os homens que o servem recebem um salário, a morte (Rm 6.23). A ressurreição de Jesus deixou a morte como paciente terminal, e o Diabo com seus dias contados (1Co 15.54-58). Um homem venceu a Serpente (Gn 3.15, Ap 20.2 e 10).

CONCLUSÃO – O FILHO SE FEZ COMO OS FILHOS PARA QUE OS FILHOS SE TORNASSEM COMO O FILHO

A conclusão poderia ser o tópico 4, na sequência da argumentação: “O Filho se fez como os filhos para que os filhos se tornassem como o Filho”. E o melhor suporte bíblico para isto é 1João 3.1-2. Ele encerra o estudo de hoje.

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp