HEBREUS 3.1-06 – “Moisés ou Cristo?”

IGREJA BATISTA CENTRAL DE MACAPÁ

ESTUDO BÍBLICO EM HEBREUS – 30.1.2013

HEBREUS 3.1-06 – “Moisés ou Cristo?”

INTRODUÇÃO

Lembrando: escreve para cristãos que vieram do judaísmo e a ele queriam retornar. A mesma arma satânica hoje: a insuficiência de Cristo. É o tempo descrito em 2Timóteo 4.3-4. A pessoa “descobre” o que nunca alguém viu em 2.000 anos de cristianismo, acha-se iluminada e quer mudar tudo. Para ela, quem só tem Jesus é apenas um iniciado. É preciso Jesus e algo mais. Cristianismo é simples: Cristo. Carta de Morcegão a Chupim: Cristo e alguma coisa mais. Cristo é suficiente. O autor compara Cristo e Moisés. “Considerai”. Verbo grego: olhar fixa e demoradamente, abstendo-se do resto. Chama a Jesus de “Apóstolo”. Por quê? Efésios 2.20: Igreja edificada sobre “apóstolos e profetas”. O judaísmo estava edificado sobre “sacerdotes e profetas”. Jesus é o Grande Apóstolo (enviado por Deus) e Sumo Sacerdote, não apenas sacerdote. Não há mais sacerdotes (nem levitas). O judaísmo acabou. O autor compara Jesus com Moisés.

 

1. MOISÉS EDIFICOU A ANTIGA CASA DE DEUS; CRISTO, A NOVA CASA – VV. 2,5,6

Moisés edificou o tabernáculo, que era móvel. Deus veio morar nele. Mais tarde, veio morar no templo de Salomão. Cristo, o maior de todos os templos, também móvel: a Igreja. Somos o templo hoje: 1Coríntios 3.16. Quando nos convertemos, a glória de Deus vem habitar em nós. Não estamos sós e temos valor. Em Cuba: Fiquei impressionado ao entrar no Hotel Sevilla, onde Hemingway escreveu alguns de seus livros. Fiquei impressionado no Páteo do Colégio, ao ver a capela onde Anchieta pregou. Pensei: “O fundador da cidade pregou aqui!”. Há presenças que marcam e valorizam o lugar. Há uma presença marcante em nossa vida: Deus. Somos a casa de Deus.

2. MOISÉS ERA SERVO DA CASA; JESUS É FILHO SOBRE A CASA – VV. 5-6

Moisés era servo, Jesus é Senhor. Dono da casa. Dono das vidas que se submetem a ele. Duas verdades aqui. (1) Quando nos convertmos, Jesus se tornou nosso Senhor. V. 6. Você deu sua vida a ele? Ele aceitou! “Estou fraco! Não sinto nada!”. Você é dele. Moisés, o servo da casa teve cuidado (v. 5). O dono da casa tem cuidado maior. Você é casa dele. Ele vai cuidar de você em toda circunstância. Ele assumiu um compromisso com você (João 10.27-28). (2) Você assumiu um compromisso com ele. Não pode dizer: “Senhor, a casa é sua, mas só aos domingos” ou “A casa é sua, mas só nos cultos”. Preste atenção no versículo 6.

3. MOISÉS ANUNCIOU O QUE VIRIA; JESUS É O ANUNCIADO QUE CHEGOU – V. 6

Gênesis 3.15 é o proto-evangelho. O texto mais messiânico da Lei: Deuteronômio 18.15. Um profeta. Esperavam “O Profeta”: João 1.19-21. Chegou e não reconheceram. João 1.11. Todos sabemos disto. Mas atenção: Jesus é o Prometido (v. 5: “coisas que se haviam de anunciar”). A fé cristã repousa nisto: Jesus é o prometido desde Gênesis 3.15. Não permitamos que nada tome o lugar de Jesus na nossa vida. V. 6: “conservarmos firmes até o fim”. É o chamado à perseverança na fé em Jesus. Podemos confiar nele. Toda a esperança é por causa dele. Esperança da vida futura, que coisa magnífica! Por causa dele. O Anunciado chegou!

CONCLUSÃO

Uma questão mais: você pode negar Moisés, não fará diferença. Mas se negar a Cristo, está perdido. Sua vida futura depende de Cristo. Sua vida presente depende de Cristo. Seu passado depende de Cristo: ele perdoa seu passado. Voltemos ao título do estudo. “Qualquer coisa ou Cristo, qualquer outro ou Cristo”. Não faça isso. Cristo somente e apenas. Ele basta. Quem tem Jesus tem tudo. Quem tem tudo mas não tem Jesus, não tem nada. O moço rico desafiado por Jesus a deixar tudo para segui-lo, optou por ficar com tudo. Mas saiu triste. Saiu sem Jesus. Nunca troque Jesus.