Pular para o conteúdo

ELE

Pastoral do boletim da Igreja Batista Central de Macapá, 24 de fevereiro de 2013

Assisti, com Meacir, a um DVD com a orquestra e coro de André Rieu, em exibição ao vivo no Music Hall, de Nova York. Vimos várias vezes, e nos encantamos. No Funiculi Funicula rimos muito. Meacir é neta de italianos, então é com carinho que digo que a italianada que estava no Musica Hall liberou geral. Cantou, bateu palmas, se esgoelou, fez tudo o que tinha direito. Mas vimos umas dez vezes o “Aleluia”, de Haendel, e “Amazing Grace”.

“Aleluia”, com a orquestra e dois corais (o de Rieu e um de igreja de negros) e três tenores líricos, é de arrepiar. “Amazing” é de chorar. A apresentação é num teatro secular. Ao iniciar-se “Amazing”, um homem põe as mãos em atitude de oração, para surpresa de uma senhora ao lado. Os aplausos são ensurdecedores. “Amazing Grace” é o hino 314 do HCC. Eis a primeira estrofe: Preciosa a graça de Jesus/Que um dia me salvou/Perdido andei sem ver a luz,/Mas Cristo me encontrou.

Perguntei a Meacir: “Quem, senão ELE, inspira canções assim? Quem, senão ELE, provoca emoções assim? Quem, senão ELE, inspirou as mais belas músicas de todos os tempos? As poesias mais comoventes?”.

ELE nunca frequentou uma universidade, mas é tema de livros e teses mais que qualquer outro! A maior viagem que ELE fez não chegou a 300 km. Meu neto de um ano já viajou vinte vezes mais que ELE. Mas o nome DELE corre o mundo! ELE nunca empunhou uma arma, mas quantos conquistou! Milhões de pessoas, hoje, morreriam por ele. ELE tirou mais vidas da lama que qualquer outro, qualquer instituição, qualquer sociedade. ELE transformou prostitutas, drogados e criminosos em santos. ELE mudou o mundo!

ELE nasceu num lugarejo, em época distante. Sua vida pública durou três anos. Escolheu doze seguidores. Um o traiu. Outro o negou e dez fugiram. Foi brutalmente morto, no ato mais cruel da história da humanidade. ELE foi o homem mais puro, mais santo, mais digno que existiu e o mataram com sadismo e sarcasmo. Nunca a humanidade foi tão baixa como quando o matou. Mas ELE ressuscitou. Seus acusadores ficaram atônitos: não havia como negar. Seus acovardados seguidores receberam uma coragem só explicável por este fato: algo novo aconteceu. Aqueles homens sem preparo acadêmico escreveram as páginas mais lidas e mais transformadoras da história. Morreram por ELE.

ELE fundou uma instituição que os maus combatem, os cínicos zombam e os preguiçosos mentais se negam a examinar, a Igreja. ELE é Único. DELE, o Batista disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.30). DELE, Deus Pai disse: “Este é meu Filho amado” (Mt 17.5). ELE é aquele que orou: “Glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse” (Jo 17.5).

Diante dele, um dia, todo joelho se dobrará e toda a língua o confessará como Senhor (Fp 2.10-11). A ELE, TUDO!

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho, servo DELE.

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp