Pular para o conteúdo

LÍDIA – Atos 16.11-15, 40 – “Uma Cristã Para Este Tempo”

  • por

Preparado pelo Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

INTRODUÇÃO

Asiática, nascida em Tiatira (v. 14). Nome vem da região da Lídia, onde Tiatira ficava. Seu nome era adjetivo, “a mulher lídia”. De alta posição social, solteira ou viúva; casa é sua (v. 15). A igreja em Filipos começou com ela. E alcançou pessoas de alta posição social: Atos 17.4 e 12. Convertida ao judaísmo, entendeu o evangelho (v. 14). Traços do seu caráter nos orientam em nossa vida. Uma cristã para este tempo.

1. UMA CRISTÃ PARA ESTE TEMPO DEVE SER UMA MULHER DEVOTA

“Ela adorava a Deus” (v. 14). Alcançada em reunião de oração (v. 13). Onde não havia sinagogas, os judeus se reuniam á beira de rios. Ela congregava com os irmãos. Lição: buscava a Deus e foi encontrada por ele. Ensina o valor da devoção ao Senhor e de congregar-se com os irmãos. Hebreus 10.25. Honra: primeira convertida na Europa. Mulheres piedosas são uma bênção para o reino.

2. UMA CRISTÃ PARA ESTE TEMPO DEVE TER UM AMOR SINCERO

Tinha posses. Era comerciante. Corantes da região de Lídia eram famosos. Hospedou os apóstolos (v. 15). Sua casa, local de encontro dos irmãos (At 16.40). As igrejas se reuniam em casas. 1Timóteo 5.10. Hospitalidade é virtude cristã: Hebreus 13.2, 1Pedro 4.9. Lídia tinha amor de atos, nao apenas palavras. Pôs recursos na obra.

3. UMA CRISTÃ PARA ESTE TEMPO DEVE MARCAR  VIDAS

Não é citada, mas está referida em Filipenses 1.3-7 (principalmente o v. 5) e 4.1-3. Parte dos heróis da implantação do evangelho. Não pregava, não “ministrava” louvor nem estudos, mas servia. Era serva de Deus. Pôs o que tinha a serviço do evangelho. Serviço cristão envolve bens materiais.. Lídia era serva e marcou vidas. Vida cristã não é busca de domínio, mas ser útil.

CONCLUSÃO

Uma mulher pouco conhecida, mas que nos deixa boas lições: o valor da devoção, o valor da hospitalidade e o valor da utilidade. Estas são marcas de um cristão. São achadas em nossas vidas? Graças a Deus por tantas Lídias! São mulheres cristãs necessárias a este tempo.

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp