Pular para o conteúdo

“O que Jesus está fazendo agora?” – Hebreus 10.11-14

  • por

IGREJA BATISTA CENTRAL DE MACAPÁ

ESTUDO BÍBLICO EM HEBREUS- 19.6.13

O que Jesus está fazendo agora?” – Hebreus 10.11-14

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

INTRODUÇÃO

Conhecemos a obra de Cristo. Sabemos o que ele fez: foi crucificado, ressuscitou, ascendeu aos céus, e voltará. Mas, o que faz lá? Até sua volta, o que ele faz? Dorme? Sonha, planeja? Texto responde. Esta seção, vv. 11-14, se concentra na glória atual de Cristo, após ofertar seu corpo (v. 10), o que vimos no último estudo. Vamos examinar.

 

1. ESTÁ ASSENTADO PARA SEMPRE À DIREITA DE DEUS – V. 12

Sacerdotes executavam o rito dia após dia (v. 11). Trabalho de Sísifo. Incessante e inútil. Cristo resolveu de uma vez para sempre (v. 12). Calvário não se repete. A cruz foi só uma vez. “Assentou-se”. Sacerdote não se sentava. Fazia seu trabalho de pé. Não acabava nunca. Cristo sentou. Acabou. Não há mais nada para fazer. Ele fez (v. 14). “Está consumado!”. Base da doutrina da salvação: Cristo já fez. Basta crer nisto. Basta aceitar. “Direita de Deus”. Lugar de honra, o segundo: Sl 45.9. Cumprimento de profecia messiânica: Sl 110.1. Hierarquia? Não. Trata-se de sua humanidade. Ele já foi. Voltou ao trono. Trindade não tem luta por poder nem expectativa de substituição funcional. Simbolismo: deixou a humanidade. Voltou ao lar celestial. Que faz Jesus agora? Oferece sua obra completa. Oferece salvação completa, não mais como um homem. Como Deus entronizado. Não pregamos um Jesus coitado, mas o Jesus Senhor e Salvador. Quem oferece a salvação é o Jesus que foi tornado Senhor e Cristo (At 2.36). Senhor é Kyrios, aquele que tem suprema autoridade.

2. ESPERA ATÉ QUE OS SEUS INIMIGOS SEJAM POSTOS POR ESTRADO DE SEUS PÉS (V. 13).

Cumpriu sua missão. Sua morte derrotou o poder maligno. Agora espera a subjugação final de toda força maligna. O Maligno tem os dias contados. É um condenado. É paciente terminal e incurável de uma doença chamada “cruz”. 1Co 15.25-26. Vê a história caminhar para um ponto determinado pelo Pai. A criação foi feita. A redenção foi efetuada. A consumação virá. Tudo caminha para lá. Olhar passivo? Não é espera passiva, mas ativa. Está presente na terra pelo Espírito Santo. Está com Pai. Ele e o Pai e o Espírito são um. Direita do Pai significa entronizado com o Pai. Jo 5.17. Trabalha na vida dos crentes, dos ímpios, faz a história mudar, conduz todas as coisas. Nada está sem rumo. Rm 8.28. Tudo vai para um ponto. Dn 2.44 e Ef 1.18-21. Ele está conduzindo a história para um ponto. Sua volta em poder e glória, a consumação da história. 1Ts 4.16-17. Parousia, a chegada do rei. O Grande Rei voltará. A igreja crê nisto. Vive nesta expectativa.

CONCLUSÃO

E daí? Cremos na obra finda de Cristo. Cremos na obra por vir de Cristo. Suas últimas palavras na Bíblia: Ap 22.12-13 e 20. Fazemos coro com João: “Amém! Vem, Senhor Jesus!”. O que ele faz agora? Prepara tudo para sua volta. Como você estará?

 

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp