Pular para o conteúdo

Mensagem Sobre Oração – 11

  • por

MENSAGEM SOBRE ORAÇÃO – 11

Texto:  Êxodo 32.11-14 – “Intercedendo pela obra de Deus”

Data: 31.10.01

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

 

INTRODUÇÃO

Intercessão, um ministério não procurado. Buscam-se dons mais notáveis. Este é

obscuro e beneficia outros. Oramos por nós, mas nem sempre  pelos outros. Ainda mais quando estes estão errados. Censurá-los nos parece melhor. Moisés ensina a interceder.

O pecado é grave: 32.8-9. A solução de Deus é objetiva: 32.9-10. É quando Moisés  intercede, como vemos no texto básico. Duas coisas podemos aprender aqui: o caráter e o conteúdo do intercessor.

 

1.         O CÁRATER DE UM INTERCESSOR

Moisés já manifestara seu caráter de intercessor nas pragas do Egito:  5.22-23, 8.8-9, 9.28-29 e 10.17-18. Também intercedera por sua irmã, Mirian (Nm 12.13), mas muito mais pelo povo no deserto (Êx 5.22-23, 32.11-14 e 32.30-32). De certa maneira, a intercessão de Moisés prefigura a de Cristo (Jo 17.9 e 20). O intercessor precisa ter em  seu coração as pessoas por quem intercede. Não pode ser mera formalidade: “abençoa o  mundo”. Um intercessor deve ter o dom de misericórdia. Jesus tinha. Moisés também. 

 

2.         O PEDIDO DE UM INTERCESSOR

O que continha o pedido de Moisés? Basicamente, três coisas. (1) Deus tirara o povo do Egito (v. 11b). Pede para lembrar do passado, que já fizera grandes coisas pelo povo. (2)  Que não permitisse que os egípcios acabassem sendo vitoriosos (v. 12); (3) Que se  lembrasse da aliança feita com Abraão, Isaque e Jacó (v. 13). A intercessão deve apelar  para os atos poderosos de Deus, deve pedir que o mal não triunfe na vida de quem sofre,  e deve lembrar das promessas de Deus. Nada de mérito nem de reivindicar ou declarar.

O intercessor não se exalta nem aparece. Apenas pede.  A base de tudo é o caráter de Deus. Fizera grandes coisas, não podia ser zombado pelos egípcios e tinha promessas  grandiosas. A base da oração é o caráter de Deus. Ele fez grandes coisas, não pode ser zombado e tem promessas.

 

CONCLUSÃO

O caráter de um intercessor é misericordioso e cheio de interesse pelos outros. O intercessor não se proclama “homem de oração” nem “mulher de grande comunhão com  Deus”. Confia sempre na graça e no poder de Deus. Deus é o suporte de toda a nossa  oração. Coração misericordioso e ousadia em oração.

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp