Pular para o conteúdo

POSSE DO PR. ISALTINO GOMES COELHO FILHO NA IB CENTRAL DE MACAPÁ

  • por

Rosana Costa Figueiredo

A Igreja Batista Central de Macapá teve sua origem em cultos realizados no ano de 1969, pela missionária Ibéria N. Galvão em sua casa, na Av. Mendonça Furtado, esquina com a Rua Manoel Eudóxio Pereira, no bairro Central, junto com a família da irmã Maria de Lourdes P. Borges, ainda hoje membro atuante da IBC. Assim surgiu a Congregação Batista Luz do Evangelho.

Mais tarde, passou a fazer parte dos batistas bíblicos, mudando o nome para Congregação Batista Bíblica de Macapá, subordinada à 1ª Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista, na Bahia.

Com o tempo, o lugar ficou pequeno, pois havia vários novos convertidos participando dos cultos. Daí surgiu a idéia de construir um templo. O irmão Francisco P. Borges, já falecido, esposo da irmã Lourdes doou o terreno em que está localizada hoje a IBCM, na Rua Manoel Eudóxio Pereira, nº 1754, bairro Central.

Já sediada no novo templo, foi organizada, em 21.02.1971, a PIB Bíblica de Macapá, pelo pastor Gerson Rocha, com 15 membros, e filiada a Convenção Batista Bíblica da Bahia. A Igreja Batista Central de Macapá foi organizada por uma igreja da Bahia!

Como era difícil ter um obreiro do grupo batista bíblico em Macapá, o Pastor Eurico Ferreira Rabelo orientou a igreja a se transferir para a então Convenção Batista do Pará e Amapá, e ela foi adotada como congregação da Igreja Batista Memorial de Macapá, em 1984.

A denominação de 1ª Igreja Batista Bíblica de Macapá foi mudada na gestão do pastor Medeiros, para 3ª Igreja Batista de Macapá. Em 2004, na presidência do Pr. Juscelino, passou a se denominar Igreja Batista Central de Macapá, filiada atualmente à Convenção Batista Amapaense e à Convenção Batista Brasileira.

Há meses estávamos sem pastor-presidente, mas firmados na Rocha que é Jesus. Deus atendeu o nosso clamor, através das orações que fazíamos, pedindo que nos enviasse um obreiro. Na noite de sábado, dia 31 de julho do corrente ano, às 19 horas e 30 minutos, celebramos o culto de posse do Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho, servo do nosso Senhor, confirmando em nossos corações a resposta de Deus. Os contatos começaram em novembro de 2009, quando o Pr. Isaltino foi o orador da 13ª. Assembléia da Convenção Batista Amapaense, ele que já fora o orador da primeira assembléia do estado, em 1996, quando as igrejas do Amapá deixaram a Convenção do Pará.

O culto contou com a participação de vários membros da própria igreja; de convidados; da família do pastor; de diáconos, membros de outras regiões (Pará, S. Paulo e Amazonas) e de igrejas locais; da presença de treze pastores do campo, inclusive dos obreiros das nossas congregações: Boas Novas, Antioquia e Cutias do Araguari.

O culto foi dirigido pela irmã Hilma Menezes, presidente da igreja, que agradeceu a presença de todos. O templo ficou completamente lotado,

para honra e glória do nosso Senhor.

O diácono Beny Gomes Coelho, da Igreja Batista de Rio Maria, da Convenção Batista de Carajás, sul do Pará, filho do pastor Isaltino, orou empossando o seu pai, por autorização da igreja. O Dr. Beny, na sua fala, enfatizou sua grande satisfação de ter os pais de volta à Amazônia e da alegria de sua mãe, Meacir Carolina F. Coelho, e de seu genitor, de encerrarem a carreira na região Norte. O irmão Beny é mestrando em Teologia e aspira ao ministério pastoral. Sua família tem uma longa história de pastores, tanto por parte do pai (Gomes Coelho e Werdan) como por parte da mãe (família Lota).

A bênção pastoral foi feita pelo Pr. Isaias Gomes Coelho, presidente da Igreja Batista Nova Vida, da Convenção Batista do Distrito Federal, eirmão do pastor Isaltino, e que pediu a igreja, para estender suas mãos, no momento da oração.

Tivemos também o privilégio de cultuarmos ao Senhor através da mensagem bíblica, inspirada por Deus, no texto de Efésios 4.11, na voz do Dr. Vanias Batista de Mendonça, diácono da PIB de Manaus, Juiz naquela cidade, e que foi relator do GT de reestruturação da CBB. A mensagem foi um desafio à igreja e aos crentes em geral e foi muito bem aceita. O Dr. Vanias testemunhou ainda da sua alegria em servir a Cristo, quando se identificou como evangelista do Senhor. Fez parte da programação a homenagem à irmã Hilma Menezes, prestada pela igreja.

A IBCM é uma igreja voltada para missões. Desde sua origem tem a responsabilidade de cooperar com os obreiros que estão nos campos missionários, tanto locais, nacionais, quanto mundiais. No ano passado (2009), obteve o 46º lugar, no Brasil, em contribuição para missões

nacionais. Constantemente está fazendo caravanas de membros para evangelizar no interior do Amapá. Uma de suas congregações fica a 150 km de Macapá.

O Pr. Isaltino é bastante conhecido da denominação. Seu retorno para a Amazônia atende a uma vocação do casal para esta região. Eles têm um filho trabalhando nesta região, e nora e neto amazônidas. E o filho aspira ao ministério pastoral na Amazônia. Damos boas-vindas à família Gomes Coelho, que já tem vínculos de trabalho e também afetivos com a região. Que seja uma bênção para nossa igreja e nossa igreja seja uma bênção para ela.

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp