Pular para o conteúdo

Motivações Ocultas dos Liderados

Dr Marcelo Quirino

Psicólogo Clínico

www.marceloquirino.com

 

Muitos líderes se perdem entre os conflitos que emergem no seio de suas equipes. Encontram-se perdidos, impacientes e confusos ante a determinados conflitos de liderados que não se explicam, nem se resolvem.

 

O líder pensa: já estabeleci funções, limitei papéis, admoestei, orei, fiz de tudo para com quase todos e essa problemática não se resolve. Sempre há conflitos que se repetem entre a mesma pessoa ou grupo.

Nesse instante o líder perde a paciência e os”frutos do espírito”. O líder-ministro ou o pastor já fez um balanço em todos os aspectos para identificar a raiz de um conflito que não se resolve: aspectos estruturais, funcionais, operacionais, espirituais e nada.

 

Entretanto muitos líderes se esquecem que suas ovelhas possuem uma mente com necessidades psicológicas ocultas e desconhecidas por até eles próprios.

 

Uma vez, ao esperar do lado de fora do gabinete de um pastor-amigo para conversarmos, percebi que ele estava dando um aconselhamento pastoral. Era um daqueles ´˜passa sabão com jeitinho’ que os pastores sempre dão nos membros problemáticos.

 

Percebi que ele estava pisando em ovos, pois os membros eram antigos e da terceira idade. Havia um mal-entendido entre duas senhoras que o pastor gostaria de resolver. Um disse-me-disse que o líder estava retificando.

 

A queixa declarada de uma das senhoras – que inadvertidamente tive que ouvir já que estava na sala de espera – era sobre uma função sua que não fora respeitada pela outra senhora. Mas pelo tom de voz, pelas palavras repetidas e pelo conteúdo dos argumentos que sustentavam a queixa da dita senhora, pude perceber que a problemática na verdade era outra: ciúmes. Isso mesmo.  Ciúmes!

 

Só que o líder-pastor não pôde perceber isso, e estava acreditando que se tratava de um conflito de papéis organizacionais. Mas dessa vez não era. A tal senhora estava com ciúmes ocultos de uma outra que ela julgava inconscientemente mais capacitada para realizar a tarefa e isso é o que determinava o conflito. Um aspecto psicológico oculto e não declarado.

 

Vejo muitos líderes se perderem nisso. Talvez por espiritualizarem tudo, tornarem as coisas frias demais na gestão, esquecendo-se de aspectos psíquicos ou até mesmo por falta de habilidade de ler essas motivações ocultas de suas ovelhas.

 

São justamente essas motivações ocultas: inveja, ciúme, egoísmo, medo, receio, dúvidas, dentre outros que podem atravancar um projeto e impedir que a equipe logre o sucesso nos seus objetivos. O líder procura respostas organizacionais quando na verdade aspectos psíquicos latentes estão prendendo um processo organizacional.

 

E o que fazer? Simples. Empatia neles pra começar. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Para isso, a audição tem que estar preparada. Há muitos lideres que não sabem ouvir, não sabem ter empatia e assim se tornam presas fáceis das motivações ocultas que embargam projetos.

 

Cristo fora mestre em pôr-se no lugar do outro e imaginar. Para isso, o líder precisará de três funções básicas: disposição para ouvir e entender, aproximar-se do mundo das ovelhas com suas histórias e formas de pensamento e por fim, criar hipóteses psíquicas a serem checadas para que expliquem o conflito.

 

Só assim o líder terá recursos para começar a lidar com as motivações ocultas que sempre entravam os ministérios. Numa equipe, o que determina o sucesso é justamente o alinhamento dessas motivações ocultas de todos os membros do grupo, mas como fazer o alinhamento dessas motivações ocultas é o texto para uma próxima oportunidade.

Marcelo Quirino
Psicólogo Clínico (UFRJ)
Fone (021) 8260.6966
www.marceloquirino.com

 

Marcações:
RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp