Pular para o conteúdo

TEMA: A EPÍSTOLA A GAIO – RETRATOS DO CRISTIANISMO PRIMITIVO

  • por

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

 

INTRODUÇÃO

“Por que 2a. e 3a. estão João no cânon?”. São tão pequenas e pessoais! (1) Todas as cartas são pessoais; (2) Elas foram aceitas pelas igrejas que reconhecerem sua inspiração e aceitaram o conteúdo; (3) O Espírito Santo assim direcionou. Elas têm ensinos ricos. Do ponto de vista cultural: dão um retrato do relacionamento dos cristãos do 1o. século.  É como devemos nos relacionar. As igrejas já estavam assoladas por heresias. A carta nos ensina como nos portarmos diante de Deus e nos relacionarmos uns com os outros. E mostra três tipos de crentes.

1. GAIO: UM CRENTE FIEL, FAZENDO JUS AO NOME

Era um nome comum. Forma grega do latim Gaius, “sou feliz”. Há outros com este nome. Um macedônio, envolvido no episódio com outro Demétrio (At 19.29); um companheiro de Paulo (At 20.4); um crente de Corinto, batizado por Paulo (1Co 1.14),  seu hospedeiro (Rm 16.23). E este. Segundo Orígenes: Gaio foi pastor em Tessalônica. Crente fiel: v. 5. Dito por outros. João se alegrava: v. 4. Fazia outros felizes.  V. 6: bom hospedeiro. Hospedava os missionários itinerantes pelo Nome (v. 7).  Ele era fiel e seguia na verdade: Vv. 3 e 5. Sua paixão era servir e ser útil. Qual a nossa paixão? Somos crentes fiéis?

 

2. DEMÉTRIO: NOME DE PAGÃO, CARÁTER DE FILHO DE DEUS

Vem de Demeter, uma “divindade” pagã, filha de Cronos e Rea. Seu nome significa “Mãe Terra”. Era a “deusa” da agricultura. Há dois homens com este nome. 1o.)  At 19.24 e 38. 2o.) Este. Testemunho: vv.12-13. Maldição do nome? Sra.  com filho Osíris, aflita por causa deste nome, posto antes de sua conversão. É o nome de um pastor no RJ. E o caso de Judas? Um foi traidor e outro foi irmão de Jesus.  Conheci um pastor chamado Alan Kardec. Nome não importa. Importa o caráter. Há bandidos com nomes bíblicos. “Maldição do nome” é invenção. Mas nós nos chamamos “cristãos”.  Honramos o nome? Devemos viver à altura do Nome, cf. personagens do v. 7.

 

3.  DIÓTREFES: NOME DE PAGÃO, CARÁTER DE PAGÃO

Seu caráter: v. 9. Queria ser o mandão na igreja! Como Simão, que queira ser importante  (At 8.9). Simão era mistificador.  Díotrefes era membro da igreja! O que é pior: tem imitadores! Há muitos Diótrefes nas igrejas! O nome significa  “educado por Zeus”. Não era educado por ninguém. Ambicioso (v. 9), fofoqueiro, difamador  (v. 10a),  grosseiro e prepotente (v. 10b). O romantismo de alguns: “Devemos ser como as igrejas primitivas!”. Elas tinham problemas bem mais sérios. Lembram de Corinto? Não somos tão imprestáveis! Graça no passado, graça no presente. Nome pagão, rótulo de cristão, caráter demoníaco.

 

CONCLUSÃO

A carta é bem pessoal. João esperava ver Gaio. Conversariam face a face (v. 14). Saúda-o com paz (v. 15). Saudações dos crentes com ele e que Gaio cumprimente. Um retrato bonito da vida cristã: amizade. Os diótrefes da vida nunca saberão o que é. Que crentes somos: tipo Gaio e Demétrio ou tipo Diótrefes? Que sejamos uma igreja cheia de Gaios e Demétrios. Sem Diótrefes.

 

 

Marcações:
RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp