Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
Pastoral do boletim da Igreja Batista Central de Macapá, 19.2.12
Morreu Whitney Houston. Um jornalista que acompanhava sua carreira escreveu um artigo com o título: “Infelizmente, era de se esperar”. Bem triste, mesmo. Aventa-se a hipótese de afogamento na banheira. Talvez tenha sido. Talvez uma explicação misericordiosa.
Furto-me de falar dela. Outros o farão. Interessa-me um ponto: ela teve problemas com bebidas e drogas. Um articulista raso disse que é o ônus de ser artista. Estes, por força da arte, lidam com drogas. Ele levou Carlos Castañeda a sério. Drogas não potencializam arte. A bebida a estava impedindo de cantar. Milhões de pessoas não artistas bebem e se drogam. Como não têm visibilidade não são notadas.
Por que as pessoas estão se drogando e bebendo tanto? É-me claro: Porque são vazias. Falta-lhes algo. Os jovens estão bebendo mais cedo e mais pesado. Sendo entrevistados sobre isto, pela tevê, nada dizem de consistente. São fúteis. Papai dá carro e mesada, eles têm roupa de grife, celular moderno. Não andam de trem cheio. Não acordam às 6 da manhã, não comem de marmita, não dão duro para ajudar em casa. Não estudam à noite, cansados. Eles têm em demasia. Tudo lhes é fácil, sem lutas. Bolso cheio, alma vazia.
“Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado” (Ez 16.49). O excesso de bens e o ócio tornaram Sodoma imoral e insensível. Pais que dão tudo aos filhos sem exigir empenho na vida e seriedade nas atitudes estão agindo corretamente? Disciplina é repressão?
Falta rumo aos jovens. Eles são netos da geração dos anos 60, quando era proibido proibir. Esta é a terceira geração sem regras e proibições. Tanto que a maior parte das leis é para tirar regras e levantar cercas contra o “falso moralismo”. O “novo imoralismo” impera.
Precisamos de disciplina e de leis (não só para enquadrar quem discorda do homossexualismo). Precisa-se repensar com seriedade o modelo de vida que teóricos que dominam a mídia e a educação empurram pela goela do povo.
“Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá” (Sl 1.6). “Conhece” é o mesmo verbo usado para conjunção carnal entre um homem e uma mulher. Sua idéia é “fazer parte de”. “Perecerá” traz a idéia de ir para lugar algum, um beco sem saída. A sociedade caminha para um beco sem saída.
Não podemos obrigar o mundo a seguir nosso caminho. Mas devemos orientar nossos jovens. Pais cristãos: cuidem de seus filhos: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv 22.6). Eduquem no SENHOR, que os “conhecerá”.