IGREJA BATISTA CENTRAL DE MACAPÃ
ESTUDO BÃBLICO SOBRE O DIACONATO – 2a. PARTE
Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
INTRODUÇÃO
Já analisamos o conceito de diaconia. Hoje veremos o texto que tem sido apontado como o surgimento do diaconato na igreja cristã: Atos 6.1-7
1. UMA CONSIDERAÇÃO – Não são chamados de diáconos. Classe de auxiliares. V. 1: “distribuição diária” é “diaconia diária”, no grego. No v. 2, “sirvamos à s mesas” é “diaconemos à s mesas”, no grego. Irineu e Cipriano, pastores nos anos 157 e 258, declararam ser a instituição dos diáconos.
2. COMO SURGIRAM –  Murmuração. Em 2.45 e 4.34-35, bens dados à igreja para ajudar os pobres. A questão foi com o uso desta verba. A igreja tem problemas. Não devemos nos escandalizar. Surgem mal-entendidos. Enfrentaram a questão. Segunda mancha na história da igreja. Primeira: Ananias e Safira. Deus resolveu. Esta foi a segunda. A igreja precisa resolver, a partir daqui.
3.  A DECISÃO TOMADA PELA IGREJA
3.1 – “Convocando a multidão”- Chamaram todos. A igreja em assembléia administrativa. Tipos de governo eclesiástico: monárquico (papal e seitas que têm donos), episcopal (luterano, metodista, anglicano), presbiterial, congregacional (congregacionais e batistas). A congregação local gere seus negócios. Em 2 CorÃntios 2.6-7, a maioria da igreja toma uma decisão que basta a Paulo.
3.2 – “Não é razoável”- Há uma função pastoral. Não é razoável fazer outras coisas. Sem hierarquia, o ofÃcio pastoral exige desembaraço de certas questões. Pastor e diáconos não conflitam. São paralelos. Jetro a Moisés: Êxodo 18.14-23. A complexidade do ministério hoje.
3.3 – “Escolhei dentre vós” – A igreja escolhe. Não é o pastor que escolhe. “Homens”. Mulher pode ser diaconisa? O texto é local e não normativo. Romanos 16.1: Febe é “serva” (diaconisa) da igreja em Cencréia. Há aspectos do ministério da igreja que competem mais à mulher que ao homem.
4. OS REQUISITOS DO DIÃCONO
4.1 – “Boa reputaçãoâ€- De quem se fale bem. Um crente de má fama é incapaz para o diaconato. Não é trambiqueiro, brigão, desonesto, de mau testemunho. Mostra uma vida Ãntegra.
4.2 – “Cheios do E. Santoâ€- Vida espiritual, piedade. Como se avalia? O EspÃrito se manifesta nos seus frutos: Gálatas 5.22-23. Estas virtudes devem ser achadas no diácono.
4.3 – “Sabedoriaâ€- Difere de ciência, cultura, erudição. “Compreensão adequada dos caminhos e propósitos de Deus”. Conhecimento da vontade de Deus. Provérbios 1.7: a gênese da sabedoria.
CONCLUSÃO
O texto mostra o programa da igreja. A pregação (ensino e proclamação) com o apóstolo (aqui, o pastor). A assistência social, incluindo o uso das finanças, com os auxiliares (os diáconos). Que o pastor seja desembaraçado para o ensino. Ele preside a igreja (1 Ts 5.12-13), prega e ensina (1 Tm 5.7), é fiel à doutrina (Tito 2.1) e exorta o povo (Tito 2.2-6, 9-10) com linguagem correta (Tito 2.8). É pago por isso (1Tm 5.17, onde “honra” é o grego tymês, que significa “honra, honorárioâ€). Não lhe compete cuidar do dinheiro, da beneficência, etc. Ele cuida do ensino ao povo. Os diáconos são assessores, ajudantes. Não apenas dele, mas da igreja. Não são gerentes nem o “departamento de pessoalâ€. São os braços do pastor. Devem ter bom nome, vida espiritual, temor a Deus e conhecer sua vontade.