Pular para o conteúdo

HEBREUS 5.11-14 – “Vamos deixar de ser crianças?”

IGREJA BATISTA CENTRAL DE MACAPÁ

ESTUDO BÍBLICO EM HEBREUS – 13.2.2013

HEBREUS 5.11-14 – “Vamos deixar de ser crianças?”

 

INTRODUÇÃO

“Quanto a isso” (v. 11). O que é “isso”? O tema anterior: o que o evangelho é, como revelação cabal e definitiva. Tinha muito que dizer sobre isso. “Difícil de explicar”. Evangelho é simples: 1Co 15.1-4. Mas é complicado: o Eterno entrou no tempo, o Infinito entrou no espaço, e outros desafios que temos que responder. “Vos tornastes indolentes para aprender”. Há gente que gosta de um forró evangélico, mas tem pavor de estudo bíblico. São crianças: v. 12. No negativo do termo: infantis, bebês espirituais. Conselho dele: “Vamos deixar de ser crianças!”. Um contraste entre o cristão criança e o cristão adulto.

 

1. O CRISTÃO CRIANÇA NÃO TEM EXPERIÚNCIA SUFICIENTE NO ENSINO DA JUSTIÇA – V. 13

Eram os imaturos que não compreendiam a natureza da obra de Cristo. Não haviam entendido a doutrina da justiça de Deus. Dikaiosynê, a doutrina da justificação. Podemos compará-los àqueles que vivem no “leitinho espiritual”, o bebê que deve ser mimado. Sua visão: “Fui salvo e agora é só ´˜bênssa!´”. Nunca se firmam e não compreenderam as implicações da dikaiosynê de Deus, a graça outorgada em Cristo. Crer, para eles, é ter coisas. Querem comprar as bênçãos de Deus, como Simão o Mago (At 8.18-20). Vivem agitados porque desconhecem os efeitos da justificação (Rm 5.1 e Jo 14.27). Vamos deixar de ser crianças?

2. O CRISTÃO ADULTO TEM CAPACIDADE DE DISCERNIR TANTO O BEM QUANTO O MAL – V. 14

Crianças querem leite (v. 13); adultos, alimento sólido (v. 14). Caráter dos adultos no v. 14: (1) exercitam a fé (desenvolveram-se); (2) discernem o bem e o mal. Não são ingênuos. Há cristãos ingênuos! Idolatram homens corruptos, ávidos por dinheiro, e se zangam quando estes servos de Mamom são criticados pela voracidade! Há enganadores desde o tempo do Novo Testamento (1Jo 2.26 e 4.1). Senso crítico é necessário: 1Tessalonicenses 5.20-21. “Falou de Deus, falou o que é certo!”. Ahmadinejad disse que Hugo Chávez voltará com Jesus e com Imam Mahdu, um muçulmano, em glória. Não basta falar em Deus. É preciso falar o que é correto sobre Deus. Vamos deixar de ser crianças?

CONCLUSÃO

Próximo estudo: uma exortação à busca de uma fé madura. O texto de 6.1-4 diz que é tempo de prosseguir para a maturidade, deixando o básico para trás. Veremos isso. Mas agora, a mensagem é esta: Vamos deixar de ser crianças? Acabemos com a preguiça de aprender e de progredir!

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp