JOSUÉ – Êxodo 17.9 – “Um verdadeiro homem de Deus”

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

INTRODUÇÃO

Josué surge sem apresentações: Êxodo 17.9. Chamava-se Oséias e teve o nome mudado (Nm 13.8, 16). Oséias, Josué e Jesus têm o mesmo sentido: “Iah é salvação”. Personalidade multifacetada: escravo, soldado, servidor, guerreiro, espião, comandante, estadista. Sobre tudo: um homem santo nas mãos de Deus. Um pouco da sua vida para ver o que nos ensina.

1. AS ORIGENS DE UM VERDADEIRO HOMEM DE DEUS

Seu pai: Nun, 14ª. letra do alfabeto hebraico, símbolo para “peixe”. Significa “prosperidade, durabilidade”. Sua mãe não é mencionada.  Segundo alguns, ele é o hebreu que Moisés defendeu: Êxodo 2.11. Suposição. Josefo: Moisés liderou campanhas militares, como egípcio, no Sul. Josué é servidor de Moisés (Js 1.1). Talvez tenha servido com Moisés. Neste caso, ambos teriam se conhecido bem antes do êxodo. Lição: há amizades, relacionamentos e lealdades que perduram por toda a vida. Saber cultivá-las é bom. Davi cuidou dos filhos de Jônatas, depois da morte deste.

2. A CARREIRA DE UM VERDADEIRO HOMEM DE DEUS

Soldado do povo (Êx 17.9) e de Deus: Josué 5.13-15. A vida secular não o impediu de servir a Deus. Vida secular não atrapalha vida para Deus. Foi espião: Números 13.16. Extremamente leal a Moisés, chegou a ter ciúmes: Números 11.27-28. Há gente que serve para fazer carreira. Há gente de carreira, que é sempre leal a Deus e à liderança. Lições: compatibilizar secular com sagrado, não subir com cotoveladas, aceitar qualquer missão e mostrar lealdade ao grupo. Há individualistas nas igrejas, sem noção de grupo e sem lealdade a ninguém, a não ser a si mesmo. Mas há agregados.

3. O CARÁTER ESPIRITUAL DE VERDADEIRO HOMEM DE DEUS

Constituído sucessor de Moisés, cheio do espírito de sabedoria (Dt 34.9). Teve a companhia constante do Senhor (Js 1.5 e 6.27). Perseverou em seguir ao Senhor (Nm 32.12). Comandante e chefe, via-se como servo de Deus: Josué 5.14. Sucesso humano não impediu sua humildade espiritual. Epitáfio: “Josué, filho de Num, servo do Senhor…” (Js 24.29). Ele fez diferença: Josué 5.1-3 e Juízes 2.7. No seu tempo, o povo andou na linha. Depois dele, tudo desandou: Juízes 2.8-13. Lições: quem tem caráter faz diferença, e um bom líder também faz diferença. Ore pelos líderes. Não os apedreje. O Diabo já faz isto muito bem.

CONCLUSÃO

Josué morreu com 110 anos (Js 24.29). Vida longa e útil. Vida não é só questão de tempo, mas também de utilidade. Há gente que faz diferença. Grande desafio de Josué: fazer diferença.