Pular para o conteúdo

OS FILHOS DE OSÉIAS – Oséias 1.4-9 – “Mensagens de Deus aos rebeldes”

  • por

Preparado pelo Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

INTRODUÇÃO

Oséias teve três filhos, cada um com nome simbólico. Jizreel, Lo-Ruama e Lo-Ami. Cada um trazia uma mensagem de Deus ao povo. E que serve para nós. Vejamos.

1. COMO OS FILHOS ERAM – O JUÍZO DE DEUS

(1) Jizreel (1.4). Primogênito. “Deus semeia”. Era o nome da cidade onde Jezabel, a idólatra sanguinária foi morta: 2Reis 9.30-37 e 2Reis 10.1-11. Este nome evocava juízo. Jizreel: onde Deus julgou os idólatras. A menção do nome do menino ensinava às pessoas o juízo. A lição: Deus trataria a nação como idólatra.

(2) Lo-Ruama (1.6). “Não compaixão”. No hebraico não havia a preposição “sem”. O “não” fazia esta função. A menção do nome da menina ensinava que Deus deixaria de lado sua compaixão. Deus julgaria Israel como se fosse uma nação idólatra, sem compaixão. A lição: Deus pode suspender sua compaixão.

(3) Lo-Ami. Em 1.8. “Não meu povo”. Este era o caçula. Deus julgaria Israel como se fosse uma nação idólatra, e sem compaixão, porque não era seu mais povo. Ele estava rejeitando o povo. A lição: os pecados do povo haviam esgotado a paciência de Deus.

Três filhos, três lições. Guardemos isto: O pecado nao passa despercebido diante de Deus.

4. COMO DEUS QUERIA QUE OS FILHOS FOSSEM – O CHAMADO DE DEUS

Ami e Ruma (2.1). Deus diz a Jizreel (personagem citado em 1.11) que seus irmãos serão chamados Ami (“Meu povo”) e Ruama (“Compaixão”). Ele quer tratar seu povo como seu povo e quer ter compaixão. Oséias era de Israel, o grupo separatista e apóstata (1Rs 12.16), que rejeitou a liderança da casa de Davi. É o único profeta escritor de Israel (os demais eram de Judá, o Sul). Israel era desviado, mas Deus queria tê-lo como povo e tratá-lo com compaixão. Ele tem compaixão dos errados e quer tratá-los como filhos. A lição: Deus tem grande compaixão. Muito maior que sua ira: Salmo 30.5.

3. COMO DEUS RESOLVEU A QUESTÃO – AÇÃO DE DEUS PELO SEU POVO

Em Jesus Cristo. Em Jesus ele trata os homens como filhos: João 1.12. Em Jesus ele nos trata com graça (compaixão): João 1.17. Em Jesus ele nunca nos rejeita: João 10.27-29. Nunca nos deixará: Mateus 28.20. Não quer dizer que podemos fazer o que quisermos, mas que seu amor nos constrange (2Co 5.14) a uma vida santa. O salvo busca agradar a Deus, por isso foge do pecado (1Jo 5.18). No NT, ele mora em nós, pelo seu Espírito, e nos fortalece para não imitarmos Israel. A lição: Jesus nos manifesta todo o amor de Deus, e remove seu desgosto para conosco: Romanos 8.1 e 34-35.

CONCLUSÃO

Os filhos de Oséias mostram que Deus investiu em Israel, e que este o frustrou. Ele não desistiu. Investiu mais, dando Jesus. A igreja, livre do poder do Maligno, pode viver como Israel não viveu. Ele nunca nos rejeitará. Seremos sempre seu povo e ele sempre nos tratará sempre com compaixão. Que nunca o decepcionemos.

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp