RAABE – Josué 2.1-6

IGREJA BATISTA CENTRAL DE MACAPÁ

PERSONAGENS DA BÍBLIA – Estudo bíblico em 15.9.10

TEXTO: Josué 2.1-6

Preparado pelo Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

INTRODUÇÃO – Raabe vem de “Ra”, divindade egípcia. Seus sacerdotes eram temidos na vida pública egípcia. É o apelido do Egito (Sl 89.10 e Is 30.7) e significa “arrogante”, em hebraico. O NT a diz heroína da fé (Hb 11.31). De mulheres, só ela e Sara. Os rabinos que provavam descender dela se orgulhavam disso. O que a fez especial?

1. ELA SE CONVERTEU – Josué 2.11 e Deuteronômio 4.39

Ela creu em Deus.  Talvez fosse sacerdotisa do culto da fertilidade, e não meretriz de rua. O nome tem sentido religioso, ela morava sobre os muros da cidade (local de pessoas importantes). Mesmo que fosse meretriz comum, brilha aqui a graça de Deus que não rejeita pecadores que o confessam. Primeira convertida, na peregrinação dos hebreus (Js 2.8-11). Deus nos aceita pela nossa fé nele, e como provamos nosso amor por ele, e não pelas nossas virtudes. Deus aceitou uma meretriz e deixou gente boa de lado. Romanos 3.23: todos são pecadores. A chave é a conversão.

2. ELA PROVOU SUA CONVERSÃO – Josué 2.4-6

Conversão são ações, não palavras. Ela provou, mentindo aos soldados. Deus aprovou uma mentira? É uma questão ética, onde se discute o hierarquismo (hierarquia de valores). Sem discutir Ética, ponderemos: é justo mentir para salvar uma vida? Um médico diante de um paciente que ele descobriu ser terminal, mas de coração fraco, deve lhe dizer, de chofre, ou lhe dizer outra coisa e revelar à família? Numa guerra se entregam inocentes? Ela arriscou sua vida e preservou a dos servos de Deus. Deus a aceitou pelo que fez: Tg 2.25 (NTLH). Também provou a conversão obedecendo a orientação recebida: Js 2.27-21.Não basta crer. É preciso mostrar que crê, e obedecer.

3. ELA PERSEVEROU EM SUA DECISÃO – Josué 6.22-25

Após ser salva, não voltou à vida anterior, mas ficou com o povo de Deus. Tornou-se hebréia, casou-se com Salmom, tornou-se mãe de Boaz (segundo marido de Rute), foi avó de Obede, bisavó de Jessé e trisavó de Davi (Mt 1.5). Isto é graça: uma idólatra se tornou ancestral de Jesus. Deus usa os imprestáveis aos olhos da sociedade e da moralidade humana. Ela valorizou o Deus de Israel, reconheceu seu poder na história, creu que o povo de Deus venceria a batalha, e desejou a salvação para sua família: Js 2.13. Ela creu que Iahweh era o Grande e Único Deus. E se rendeu a ele, levando os seus.

CONCLUSÃO – A maior lição do estudo, não é Raabe. É a graça de Deus. Ele pode tocar nos corações que não pensamos suscetíveis à sua graça. Seu Espírito pode converter o pior pecador. Ele perdoa, salva, agrega, abençoa e usa. Basta crer e se render a ele.