Pular para o conteúdo

UMA MULHER ANÔNIMA – Gênesis 19.12-16, 26 – “Saudades de um passado não recomendável”

  • por

Preparado pelo Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

INTRODUÇÃO

A Bíblia não cita o nome da esposa de Ló. Segundo a tradição hebraica era Edite. Bíblia: anônima. Esclarecedor. Não ter nome é ser pessoa opaca. Em Rute: o personagem que deveria comprar o terreno de Elimeleque e não o faz, é chamado de “Fulano” (Rt 4.1). “Edite” é a mulher que jogou a vida fora. Conhecemos a história. Fiquemos com as partes que dizem respeito à sua atitude. E que nos admoestam. Em que ela nos ensina?

1. A TRISTEZA DE NÃO CRER NA ADVERTÚNCIA DIVINA – Gênesis 19.14-16

Os genros pensaram que Ló estava brincando. Dela, nada se diz. Somente ele creu na advertência divina. Mas mesmo assim, se demorou. Se ela levasse a sério, tê-lo-ia ajudado e teria ido com ele. Tudo indica que a família de Ló não cria. Incluindo aí a esposa. Esta é a lição: vira o que Deus fizera (Gn 19.10) e não levara a sério. Há crentes que não levam Deus a sério. Não levar Deus a sério é problemático. Vida cristã não são apenas bênçãos. Há exigências. E devem ser acatadas.

2. A TRISTEZA DE DESOBEDECER À ORDEM EXPRESSA DE DEUS – Gênesis 19.17, 26

“Estátua”. O hebraico é nisab, “pilar”, “pilastra”. Talvez tenha sido soterrada por um bloco de sal, liberado pelas explosões vulcânicas. Um texto aramaico diz que ela era natural de Sidom e quis ver o que acontecia com sua região. Não se livrou do passado. Não olhou o futuro que Deus lhe oferecia. Lembra o crente que tem saudades do mundo e não olha para o futuro que Deus lhe dá.  Não tenha saudade de onde Deus o tirou. Olhe para o futuro e suas promessas. A ordem de Deus é para frente; não para o passado.

3. A TRISTEZA DE VIR A SER MODELO DO DESCUIDO ESPIRITUAL – Lucas 17.28-32

Jesus a usou como exemplo de pessoa imprudente e espiritualmente descuidada. É um modelo negativo. Não devemos ser negligentes com nossa vida espiritual. Nem apaixonados por este mundo. Ele e suas paixões passam, e só sobrevivem os fiéis: 1João 2.17. O autor de Hebreus recomenda nunca recuar: Hebreus 10.38-39. Elias advertiu Israel sobre coxear entre dois pensamentos: 1Reis 18.21, e Jesus disse que não podemos servir a dois senhores (Mt 6.24).

CONCLUSÃO

A mulher de Ló nos lembra um dos hinos do CC: “Tão perto do reino, mas sem salvação”. Chegou a sair de Sodoma, mas morreu no meio do caminho. Como os hebreus, que saíram do Egito e morreram no deserto. Quanta gente começa a caminhada e não a conclui! A mulher de Ló é solene admoestação: nada de olhar para trás! Deus tem um futuro glorioso para nós, e não uma morte pelo meio do caminho.

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp