Pular para o conteúdo

ORAÇÕES DA BÍBLIA – “A oração de um adolescente assustado” – Jeremias 1.6

  • por

Preparado pelo Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

 

INTRODUÇÃO

“O estudo da história nada mais é que o estudo de grandes homens e mulheres” (Carlyle). O estudo dos profetas é o estudo de grandes homens e mulheres. Grandes por causa de Deus. Eram pequenos, nada mesmo.  Como Jeremias, que se tornou um dos gigantes da história. Tão grande que os homens pensaram que Jesus fosse ele redivivo (Mt 16.14). Foi sua recompensa. Mas sua primeira oração é uma confissão de inabilidade. A inabilidade de um adolescente assustado.

 

1. O PANO DE FUNDO DA ORAÇÃO DE UM ADOLESCENTE ASSUSTADO

O ano é 627 a.C. Israel, o Norte, não mais existia. O país de Jeremias, Judá, está acabando. Terá mais 40 anos de existência. Ele é o último esforço de Deus para salvar Judá. Assíria, Babilônia e Egito lutavam pelo domínio mundial. Judá era um joguete entre as três potências. Jeremias deve chamá-la ao arrependimento, e advertir as potências mundiais que estão lutando contra Deus. Ele diz que a poderosa Babilônia será usada por Deus, e depois destruída. Tarefa pesada. Foram 40 anos de pregação sem ser ouvido. Todos o odiaram. Era para assustar. Muitas vezes a proposta de vida que Deus nos dá é assustadora. E nem sempre somos fados ao sucesso. Somos chamados à obediência, não à glorificação e exaltação pessoal. Fazemos parte do projeto global de Deus. O foco é ele, não nosso serviço.

 

2. O CONTEÚDO DA ORAÇÃO DE UM ADOLESCENTE ASSUSTADO

Esta é sua primeira oração. É resposta ao chamado de Deus (1.4-5). Ele diz ser criança (na´ar, tanto criança como o final da adolescência). Os levitas começavam a trabalhar aos 25 anos (Nm 8.24). Na construção do templo, aceitaram-se levitas com 20 anos (1Cr 23.27). Pelo seu susto, deveria ter menos de 20. “Não sei como falar”: sem treinamento para líder religioso. Como pregar às nações e autoridades? Ele mostra seu receio. Deus pede muito dele. Não nos sentimos assim, muitas vezes? Deus nos pede muito! No serviço, no peso da vida, nas responsabilidades? Por vezes o fardo é grande! Jeremias ensina: apresente a Deus os medos e o fardo. Seja sincero!

 

3. A RESPOSTA DE DEUS À ORAÇÃO DE UM ADOLESCENTE ASSUSTADO

Em 1.7-10. Traz quatro aspectos esclarecedores. Dois aludem ao que Jeremias não deve fazer. Dois aludem ao que Deus faz.

(1) Não dizer que é jovem (1.7). Não alegar a impossibilidade. Não se desculpar nem fugir do fardo.

(2) Não temer (1.8). A razão é simples: “eu estarei com você”. Deus não nos coloca numa “fria”. Ele capacita para enfrentar as dificuldades da vida que nos propõe.

(3) Deus capacita (1.9). Toca seus lábios e lhe dá a mensagem. Ele se julga incapaz? Deus capacita. Você se acha incapacitado? Deus pode capacitar você.

(4) Deus dá poder (1.10). Jeremias enfrentará reis, militares, nações, classe política e o povo.  Deus dá poder para vencer todos. Jeremias seria incompreendido, mas vitorioso. Deus contava com ele. E fez dele um gigante da história.

 

CONCLUSÃO

A história de Jeremias é a história de um adolescente incapaz, a quem Deus confiou uma tarefa. Que teve medo, mas cumpriu-a excelentemente. Deus nos capacita para as dificuldades e lutas da vida.  A oração de Jeremias nos ensina a sermos honestos com Deus, a falar-lhe dos nossos temores e confessar nossa inabilidade. Mas ele não fugiu, apenas confessou ser incapaz. Não fuja dos seus problemas. Enfrente-os. Abra o coração com Deus. Ele tocará você e o capacitará para a luta. Deus sempre faz isto. E nos diz, como a Jeremias: “Não tenha medo… pois eub estarei com você”.

 

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp