Pular para o conteúdo

HEBREUS 6.9-12 – “Em busca da herança prometida”

  • por

IGREJA BATISTA CENTRAL DE MACAPÁ

ESTUDO BÍBLICO EM HEBREUS – 27.3.2013

HEBREUS 6.9-12 – “Em busca da herança prometida”

 

INTRODUÇÃO

Falou dos que desistiram e caíram ao lado. O sujeito foi “aqueles” (v. 4). Agora volta aos destinatários: “vós outros” (v. 9). “Aqueles” caíram. E “vós”? Qual é a situação dos que recebem e leem a carta, inclusive nós?

 

1. ESTÃO EM SITUAÇÃO MELHOR – V. 9

“Aqueles” apostaram (v. 6). “Vossa situação é muito melhor” (v. 9). “Aqueles” perderam as bênçãos da salvação. “Vós”: beneficiados “com as bênçãos decorrentes da salvação”. A perseverança do crente honra a Deus e beneficia o fiel. O perseverante sempre está em situação melhor.

2. DEUS SE LEMBRA DA FIDELIDADE DELES – V. 10

Deus não é injusto. Tem boa memória e sabe do “trabalho” (dedicação à obra) e “amor” (o sentimento que produz a dedicação) para com o Nome. Este trabalho não se vê no culto, mas no serviço ao próximo: “servistes aos santos…”. Vida cristã não é “eu e Deus”, apenas. “Eu, Deus e os outros”.

 

3. SÃO DESAFIADOS A CRESCER – V. 11

“Cada um”. Para todos. O “esforço” a ser demonstrado é spoudé, “velocidade”. Não devem diminuir o ritmo. Há gente que se acomoda. “Fim” não é cronológico. É telós, o ponto almejado como limite. Deus tem um ponto para chegarmos. Vamos com velocidade. Isto dá “a plena certeza da esperança”.

 

4. NÃO DEVEM SER NEGLIGENTES, MAS SEGUIR BONS MODELOS – V. 12

“Aqueles” foram negligentes. “Negligentes” é nothros, o preguiçoso ou o estúpido mental. Não sejamos preguiçosos! Aprendamos! Esforcemo-nos! “Imiteis…” é mimétai, de onde vem mimetismo. Devemos ser miméticos dos bons modelos. “Fé e longanimidade”: a confiança e perseverança dos bons modelos devem ser imitadas.

 

CONCLUSÃO

Quem age assim recebe a “herança prometida”. Quem cai, fica ao lado e não chega ao ponto final. Nós somos os herdeiros das promessas. Não caiamos. Fiquemos firmes, rumo a elas!

 

 

RSS
Follow by Email
YouTube
WhatsApp